A plantação de hortaliças em casa, está cada vez mais frequente, mas por que isso anda acontecendo?
Uma das principais vantagens de ter uma horta em casa é o controle que você tem sobre o que está plantando. Afinal, você pode escolher os ingredientes que vai usar, sempre frescos, e ter a certeza de que não está sendo adicionado nenhum produto químico. Além disso, cultivar seu próprio jardim ajuda a economizar dinheiro.
Outra vantagem é a sensação de realização e orgulho que você sente ao ver seus próprios vegetais crescendo. Essa é uma ótima maneira de relaxar e se conectar com a natureza, além de ser uma atividade saudável.
Este artigo abordará as principais vantagens de ter uma horta em casa, dicas de como fazer, como colocar as crianças para ajudar, quais são as sementes mais indicadas e o que isso gera no meio ambiente. Acompanhe a leitura!
Como iniciar sua horta
Está cada vez mais comum fazer hortas em casa para ter mais controle sobre o que se ingere e com o intuito de obter mais alimentos saudáveis. Se você está interessado em começar uma horta, aqui estão alguns passos básicos sobre como criá-la.
Primeiro, defina o local da horta, pois é importante escolher um espaço com boa iluminação natural, além de ser uma área bem ventilada para prevenir doenças. Em seguida, adquira as ferramentas necessárias.
Uma pá, enxada e um exaustor axial são ótimas opções, assim tira os gases corrosivos, faz a troca de ar quente, entre outros fatores fundamentais desse processo. Após concluir a preparação do solo, determine quais plantas você deseja cultivar.
Afinal, quando você escolhe as sementes, é importante seguir os passos corretos para o crescimento saudável das plantas. Finalmente, é hora de estar pronto para colher os frutos de sua horta e aproveitá-los ao máximo.
Como fazer uma horta vertical
Fazer hortas verticais em casa é uma ótima maneira de adicionar criatividade e manter o ambiente verde para a sua decoração. Essas pequenas hortas são excelentes opções para ter um jardim saudável no seu quintal, sem precisar de muito espaço.
Dessa forma, se o seu objetivo é começar a sua horta vertical, aqui estão algumas dicas essenciais para ajudá-lo. Primeiro, certifique-se de que você possui os equipamentos e materiais necessários para criar seu jardim verde. Isso inclui vasos, adubo, sementes e pesticidas naturais.
Em seguida, escolha os materiais para fazer a estrutura do seu espaço verde. Existem projetos variados que você pode usar para criar a sua estrutura, como tubos de PVC, paletes, etc.
Por fim, regue as suas plantas de acordo com as diretrizes fornecidas para cada variedade de planta, faça uma pesquisa mais detalhada sobre a espécie. Lembre-se de usar a quantidade e medida certa de água para que seu jardim cresça saudável e bonito.
Com esses passos simples, você pode criar uma horta vertical em casa e aproveitar os benefícios que ele trará ao seu ambiente e ao bem-estar de seus moradores, o que aumentará drasticamente sua saúde.
Quais sementes utilizar
Fazer uma horta em casa é uma ótima maneira de ter acesso saudável e fresco aos vegetais e legumes. As sementes certas para um jardim em casa dependem dos itens que você deseja cultivar e do espaço disponível.
Algumas sementes, como alfaces, cebolas, rabanetes, alho-poró e pepinos, são conhecidas por serem fáceis de cultivar. Além disso, você pode escolher sementes mais resistentes a doenças como alguns tipos de couves, tomates, melões, entre outros.
Realizar a plantação dessas sementes fica tão fácil como o conserto do seu aquecedor de gás da sua casa, com essas dicas tenho certeza que ficará um horta saudável e cheia de vida.
Como as crianças podem ajudar?
As crianças adoram poder ajudar a criar uma horta em casa e, com as devidas instruções, são mais do que capazes de fazer isso. Primeiro, é importante construir a horta como um projeto divertido para envolver as crianças.
Incentive os pequenos a escolherem suas próprias sementes, escolhendo variedades como tomates, pimentão, alface e outras verduras coloridas, isso ajuda a terem vontade de comê-las.
Explique como cuidar das plantas e como as Placas Fotovoltaicas podem ajudar a alimentar a horta, ao mesmo tempo, em que ensinam muito sobre o uso da energia limpa. Após plantar as sementes, incentive as crianças a verificar regularmente a horta e a manter o jardim limpo, livre de ervas daninhas e a regar diariamente.
Como isso ajudará o meio ambiente
Um dos principais benefícios para o meio ambiente que a cultura de suas próprias hortaliças está trazendo à população é a resistência às mudanças climáticas. Ao cultivar o próprio alimento em seu cartucho, essa atividade contribui para uma diminuição no uso de combustíveis fósseis e, portanto, menos gases de efeito estufa.
Além disso, as hortaliças frescas são melhores para sua saúde, pois possuem vitaminas, minerais e outros nutrientes que não são encontrados em alimentos industrializados. Dessa forma, é possível aproveitar alimentos saudáveis para a sua família.
Investir em produtos que ajudam o meio ambiente está se tornando uma tendência, assim até mesmo a sua empresa de resistência cartucho, por exemplo, precisa adotar essa prática sustentável.
Esperamos que, com as orientações que demos aqui, você consiga colocar em prática seu próprio projeto de horta em casa. Lembre-se sempre de que a regra básica é: quanto mais plantas, melhor! Então abuse da sua criatividade na hora de escolher as espécies de vegetais que quer cultivar em sua mini-horta.