Saiba quais são os alimentos que irão te proporcionar as melhores noites de sono
São muitos os hábitos que podem garantir uma boa noite de sono. Por outro lado, estresse e uma rotina muito cansativa são alguns dos fatores que podem afetar seu tão merecido descanso. Porém, o que muitas pessoas nem imaginam é que sua alimentação também pode ser a responsável por essas noites mal-dormidas.
O metabolismo do nosso corpo depende muito da nossa alimentação e do nosso sono. Sucos naturais, cereais e frutas são só alguns dos alimentos que não podem faltar em uma dieta equilibrada, e é justamente essa boa alimentação que pode estar faltando para garantir para você uma boa disposição.
Sono e alimentação
Com toda certeza, você deve estar se perguntando porque nosso sono depende tanto de uma alimentação equilibrada, e a resposta para isso está justamente em como funciona a produção de serotonina.
Com a combinação de substâncias presentes em determinados alimentos somado às moléculas de triptofano que estão presentes em nosso organismo, nosso cérebro é estimulado a produzir mais serotonina. É justamente esse neurotransmissor que é responsável pela sonolência, bom humor e o bem-estar.
Pequenos hábitos já podem trazer grandes resultados, como, por exemplo, evitar o consumo de bebidas, como refrigerantes e cafés perto da hora de dormir. Essas bebidas contêm estimulantes que dificultam o descanso. Trocar o café por um copo de leite morno pode ser uma ótima solução, afinal, o leite é rico em aminoácidos e triptofano, que ajudam o nosso corpo a relaxar.
Enquanto dormimos, nosso metabolismo costuma ficar mais lento, por isso, a ingestão de alimentos pesados deve ser evitada. Além dos alimentos mais saudáveis, exercícios físicos também são muito bem-vindos. Exercícios simples, como caminhadas, podem te ajudar a relaxar, garantindo excelentes noites de sono.
Alimentos amigos do seu sono
Busque sempre incluir em sua dieta alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e precursores do triptofano, pois são justamente essas as substâncias que irão te proporcionar um sono de qualidade. Outra ótima dica é que sua alimentação deve ser feita em períodos regulares, ou seja, nada de passar horas sem comer é preciso que haja equilíbrio
E agora a pergunta que não quer calar: quais são esses alimentos milagrosos que vão ajudar na hora do sono?
Aveia: já pode incluir essa sua nova amiga na sua lista de compras, pois a aveia é rica em uma substância chamada melatonina, também conhecida como o hormônio do sono. Esse hormônio é produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Normalmente, a melatonina começa a ser liberada no início da noite e atinge seu pico depois de algumas horas, garantindo uma noite de sono sem despertares.
Maracujá: com toda certeza, você já estava esperando por essa fruta aqui na lista. Pois bem, o maracujá possui propriedades calmantes (flavonoides e alcaloides), presentes principalmente em sua polpa. Essas substâncias atuam diretamente no sistema nervoso central, proporcionando um efeito calmante.
Banana: fácil de ser encontrada e com um excelente preço no mercado, a banana conta com muito triptofano, carboidratos e magnésio. Essas substâncias atuam diretamente em hormônios como serotonina, melatonina e insulina, ou seja, ajudam na produção dos hormônios do sono.
Castanhas e sementes: recomendadas por quase todos os nutricionistas, as castanhas e sementes são excelentes aliadas à sua dieta e ao seu sono. Amêndoas, castanha-do-Pará, linhaça, chia, entre outras sementes, são ricas em triptofano, que auxilia no combate dos hormônios do estresse.
Kiwi: outra fruta deliciosa que não pode faltar no seu dia a dia, pois é rica em antioxidantes que favorecem o controle e o tratamento de distúrbios do sono.
Frutas vermelhas: as adoradas frutas vermelhas, como amoras, cerejas, framboesas e o delicioso morango, são também excelentes pedidas para a melhora do sono. Essas frutas possuem substâncias antioxidantes que auxiliam no processo de reparação dos danos do organismo. Com isso, melhoram a qualidade do nosso sono.