Quais são as principais estratégias para obter mais tráfego orgânico no Instagram?

O Instagram têm sido o principal canal de vendas para muitos usuários, veja como se destacar.

O instagram é sem dúvidas, uma das plataformas mais utilizadas quando falamos sobre marketing na atualidade, essa rede social é a terceira mais utilizada no Brasil, e possui cerca de 122 milhões de usuários, o que a torna uma das mais populares e consequentemente, com maior audiência e espaço para crescimento. 

No entanto, para a sua empresa conseguir se destacar na plataforma é preciso gerar tráfego para a sua página e existem duas formas de fazer isso: paga ou orgânica. A primeira condiz com a criação de anúncios e publicidade pelo Instagram Ads. 

A segunda é bem mais complicada, pois se baseia em atrair naturalmente um público maior, fazendo com que as pessoas se interessem pela sua página sem a necessidade de investir dinheiro para isso.

Além disso, o tráfego orgânico é uma opção muito mais atrativa aos olhos de quem trabalha com o Instagram, afinal, quem não quer que mais pessoas se interessem pelo seu perfil e acessem ele de forma natural? Mas como fazer isso? Existe alguma metodologia assim como um serviço de exaustor centrífugo? Ou cada um faz isso de um jeito?

Neste artigo, abordaremos as principais estratégias para obter mais tráfego orgânico no instagram e melhorar consideravelmente seus resultados. Gostou da pauta? Então vamos lá!

Monte uma conta comercial e capriche no seu perfil

Se você quer atrair mais tráfego orgânico para o seu instagram, a primeira etapa é criar uma conta exclusivamente comercial e rever todo o seu perfil e a sua bio, pode parecer que não, mas a qualidade da sua página inicial influencia diretamente na visibilidade que você pode ter, portanto é importante que você capriche na montagem do seu perfil. 

Procure criar uma conta exclusiva para o seu negócio, nada de usar a conta pessoal, foque em uma profissional, após realizar essa mudança, comece a montar um perfil com excelência profissional, para isso, é necessário pensar em todos os detalhes como: nome de usuário, foto de perfil e descrição da bio. 

Lembre-se de inserir palavras-chave importantes para o seu negócio que tenham relação com o seu trabalho, descreva um pouco sobre sua marca e serviços e coloque links externos que levem ao seu site.

Tenha um bom calendário editorial

Com o perfil pronto é claro que você deve pensar nos conteúdos, afinal, são exatamente eles que irão movimentar a sua página e fazer com que cada vez mais usuários acessem a sua conta no instagram, mas para que tudo dê certo, é imprescindível que você tenha um ótimo calendário editorial. 

Crie um cronograma e anote na sua bobina de papel os melhores dias e horários para realizar postagens, verifique o maior pico de audiência e aproveite para publicar os conteúdos, além disso, pense em temas que podem agradar o seu público-alvo. 

Dessa forma, o ideal é que você monte uma planilha completa com tudo que será postado, os temas, os horários e os dias de cada postagem, faça isso em âmbito mensal sempre visando ter pelo menos um conteúdo diário. 

Diversifique o formato dos seus conteúdos

O instagram é uma das redes sociais com maior variedade de opções de conteúdos para serem criados, e para aumentar o tráfego orgânico, o ideal é que você consiga explorar cada uma dessas opções. 

Entre elas temos: o carrossel de imagens, a tradicional postagem no feed, os stories, o reels e o Instagram TV (vídeos no feed), cada um possui suas próprias particularidades, e podem ser usados ao seu favor desde que bem aproveitados.

Procure sempre diversificar seus conteúdos com stories gravados diariamente, podendo conter enquetes sobre os modelos de esteira transportadora, por exemplo, para gerar engajamento no feed.

É importante ressaltar que as publicações podem ser de duas a cinco vezes por semana, com pelo menos um carrossel e um instagram TV inclusos, já os reels podem ser semanais ou duas vezes por semana, com vídeos bem atrativos.

Acompanhe tendências e zele pela qualidade

É claro que no seu instagram você vai sempre falar sobre a sua área e assuntos que são de sua especialidade, porém, é interessante que, para atrair mais pessoas, você acompanhe as tendências e o que está sendo mais comentado na atualidade.

Portanto, fique atento às dúvidas de seus usuários, sobre o que estão falando e quais são as maiores curiosidades que eles têm sobre determinado assunto, transforme tudo isso em conteúdo sempre garantindo alta qualidade.

Faça o uso assertivo das hashtags

Muitas pessoas não valorizam, mas as hashtags são parte imprescindível para o aumento do tráfego orgânico. Afinal, elas fazem os posts aparecerem em um feed especial, para as pessoas que querem conteúdos sobre determinados assuntos. Então é importante que você as utilize ao seu favor de forma estratégica. 

Dessa forma, sempre que postar conteúdo sobre EPIs, por exemplo, lembre-se de utilizar hashtags com palavras-chave que remetem a esse tema e que sejam bem pesquisadas, como uma batedeira industrial ou outros eletrodomésticos.

O uso delas pode ser fundamental para que você atinja o público certo, e alcance as pessoas que querem saber mais sobre aquele tipo de publicação, então é necessário ser cirúrgico e fazer as escolhas certas. 

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para aumentar seu tráfego orgânico no instagram? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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