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Conquistar clientes: Veja 5 passos!

Para que um empreendimento tenha sucesso, é preciso que ele tenha estratégias para conquistar clientes, pessoas responsáveis por gerar faturamento para o negócio e deixá-lo estabilizado no mercado.

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Em uma época em que a concorrência, independente do nicho, está cada vez mais alta e os problemas econômicos formam o cenário atual, atrair consumidores e também fidelizá-los é uma ação extremamente necessária e que precisa ser colocada em prática. 

Independente de qual seja o negócio, empresa especializada em entrega de encomendas motoboy ou loja de roupas, aplicar as estratégias de atração precisa ser prioridade para os empreendimentos e toda sua equipe de colaboradores. 

A importância de conquistar clientes

Uma empresa é feita de metas e faturamento, dois pilares que a deixam a pleno funcionamento, expandindo suas atividades e conquistando reconhecimento na área em que atua. 

E para que essas duas bases possam de fato existir, é necessário mais que tudo que um alvo em específico seja atingido, que são os potenciais clientes do negócio, pessoas que farão toda a engrenagem funcionar. Afinal, sem eles o empreendimento decreta falência. 

Mas atrair essas pessoas para consumirem os produtos ou serviços do negócio nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando se fala sobre um mercado que está em constante atualização e com o surgimento de novos empreendimentos todos os dias. 

Além disso, um grande fator que também pode dificultar essa conquista é o fator econômico, cenário que por muito tempo está longe de ser tranquilo, o que leva ao aparecimento de crises, demissões e vários outros fatores negativos. 

Assim, se um determinado negócio, como rastreador carros via satélite, por exemplo, está em busca de aumentar a sua cartela de clientes, então tem que trilhar um percurso junto com a sua equipe de vendas e de marketing para alcançar esse objetivo. 

Quando o objetivo for atingido, esse intuito irá trazer uma série de vantagens para o empreendimento, como:

  • Maior faturamento;
  • Conquista de mercado;
  • Autoridade no nicho;
  • Estabilidade. 

Esses quatro fatores devem ser os primeiros objetivos de uma empresa assim que ela surge no mercado, pois são eles que irão a manter de pé e prolongar a sua existência. 

Porém, antes de definir as estratégias de prospecção, é preciso compreender com profundidade o campo em que está inserido, quem deseja conquistar, quais as características desse público para que as ações sejam assertivas. 

Afinal, se uma empresa de piscina de fibra com deck de madeira quer expandir sua cartela, então ela deverá saber quais são as dores que o seu público tem para que dê a eles a solução correta. 

O que saber antes de prospectar clientes 

Para que o planejamento seja realizado da forma correta para captar clientes, há uma série de passos que precisam ser seguidos, as duas principais e extremamente necessárias são: mapeamento de todo o negócio e definição das estratégias que serão utilizadas. 

A primeira está relacionada com a identificação de todos os processos que ocorrem dentro da empresa, ou seja, como é o seu funcionamento. Por meio dele é possível melhorar o fluxo das atividades realizadas e identificar quais pontos precisam de melhoria. 

Já o segundo ponto tem a ver com os recursos disponíveis que o empreendimento pode fazer uso para colocar em prática o que será definido. 

Muitas vezes é necessário investir em novos recursos, assim, mexer no orçamento da empresa, desde que não cause nenhum problema. Por exemplo, se um salão para loiras busca divulgar seus novos serviços, eles podem investir em social media para isso. 

Com esses dois dados em mãos, o segundo passo é responder uma série de perguntas que irão deixar explícito para o empreendedor o motivo do desejo de conquistar mais clientes, o que ele ganhará com isso, se irá conseguir atender a nova clientela e o que pode ser feito. 

Essas perguntas são as mais diversas possíveis e servem como uma espécie de roteiro e bússola para quem as responde. São elas:

  • Qual o intuito de aumentar o número de clientes;
  • O empreendimento terá como atender esse público;
  • Quais tipos de clientes serão prospectados;
  • Será oferecido algo de diferente para os consumidores.

Respondendo essas quatro perguntas, o empreendedor e todo o seu time saberá como agir perante a esse novo desafio, entendendo profundamente em qual realidade a empresa está inserida e, com isso, definindo as novas metas que deverão ser alcançadas. 

Por exemplo, se uma fábrica de peças para motor de empilhadeira busca atender novas empresas com o seu produto, é necessário que ela tenha em mente as respostas para esses questionamentos, de forma que seu planejamento não saia do foco. 

Além disso, outro ponto também muito importante é traçar o perfil desses novos consumidores, conhecendo as suas necessidades, o que pode ser objeção na hora da compra para os clientes e o que eles esperam do empreendimento. 

Assim, é mais fácil evitar que esse público atingido pelas estratégias não fique frustrado com o que foi adquirido. 

5 dicas para conquistar clientes 

Existem diversas formas de prospecção de clientes, cada uma atende uma necessidade individual da empresa, entretanto, isso não quer dizer que elas não possam ser trabalhadas em conjunto, intensificando ainda mais o processo de captação de novos consumidores para a empresa. 

  • Atendimento de excelência;
  • Criação de parcerias;
  • Participação em eventos;
  • Divulgação das mídias digitais;
  • Inbound Marketing. 

Esses cinco passos são fundamentais para que o potencial lead sinta interesse nos produtos e serviços da empresa, para que, no momento em que surgir a necessidade, ele busque pela empresa. 

  1. Atendimento de excelência 

Treinar toda a equipe é o básico, mas muitas empresas sofrem com a falta de alinhamento entre os seus colaboradores e também com um péssimo atendimento. 

Quando um cliente procura uma clínica de depilação a laser no rosto ou qualquer outro espaço, ele espera ser atendido de forma educada, pelo menos, recebendo todas as informações necessárias para que resolva as suas necessidades. 

E para uma empresa ir além, ela não pode contar apenas com um bom atendimento, mas sim com um atendimento de excelência com os clientes, que é aquele que possui autenticidade, sinceridade, empatia, agilidade e transparência, sendo extremamente prestativo. 

Esse atendimento é responsável por cativar o consumidor e torná-lo um cliente fiel, juntamente com a qualidade do produto ou serviço. 

  1. Criação de parcerias 

Outra estratégia muito poderosa que também pode ser utilizada é o desenvolvimento de parcerias com outras empresas ou influenciadores.

Caso seja com empresas amigas, a parceria ocorre por meio de ofertas, serviços adicionais e indicações, aumentando a cartela de clientes. 

Já, quando ocorre através de parceria com influenciadores digitais, que são pessoas que têm grandes seguidores nas redes sociais e um grande poder de convencimento, a prospecção ocorre como se fosse uma espécie de indicação.

É como se uma blogueira gravasse uma sequência de vídeos curtos falando bem sobre o uniforme de trabalho feminino de uma determinada loja. Assim, quando suas seguidoras precisarem dessa peça, irão procurar pela marca. 

  1. Participação em eventos 

Fazer eventos para divulgar a marca ou novos produtos é uma estratégia de atração. Porém, caso não seja possível, as marcas podem participar de feiras de negócios, principalmente aquelas voltadas para o B2B, que atendem outras empresas. 

Os eventos além de darem mais visibilidade, também promovem a conexão entre os empreendimentos com os possíveis clientes, que terão guardado em mente uma boa experiência com a marca, desejando, assim, sempre consumi-la. 

  1. Divulgação nas mídias digitais 

Hoje as redes sociais servem como uma espécie de vitrine, que além de mostrar os produtos, também cria uma interação da empresa com o seu público-alvo. Por isso, é muito importante que os negócios tenham perfis ativos nessas plataformas virtuais. 

Por meio delas eles irão alcançar mais pessoas, até mesmo aquelas que não residem na cidade do empreendimento, mas que estão na região. Esse impacto acaba gerando o desenvolvimento da marca no mercado, a tornando mais conhecida. 

  1. Inbound Marketing 

Nem só as empresas precisam realizar o serviço de prospecção, elas podem criar iscas que farão o próprio público procurar por elas, tornando mais ágil o processo de vendas. 

O Inbound Marketing tem esse conceito e utiliza como ferramentas a produção de conteúdo, por exemplo, criando postagens para blog, vídeos, e-mail marketing, imagens para as redes sociais e muitos outros que agregam valor ao possível cliente. 

Considerações finais 

Existem diversas formas de conquistar novos consumidores. Para isso, os empreendimentos, sendo voltado para laje H12 isopor ou não, podem utilizar estratégias assertivas que encantam esse público e chamam a sua atenção. 

Com isso, eles adquirem maior autoridade no mercado e também aumentam o faturamento, afinal, quanto maior a cartela de consumidores, maior serão as vendas realizadas pelo negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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