Toda prática de mercado se sustenta em uma série de estratégias. Isso vai desde elementos administrativos até aspectos comerciais. Portanto, entender como efetuar um planejamento de marketing é essencial.
Diariamente, novos desafios vão surgindo e podem acabar acumulando algumas necessidades. Isso, se não tiver baseado em uma gestão responsável, pode incidir em aspectos decisivos para a empresa.
Nesse caso específico, a falta de planejamento e controle pode incidir em perdas significativas relacionadas ao desempenho.
Não há espaço, diante dos imperativos do mercado, para generalismos que incorrem em equívocos.
Nesse caso, uma loja especializada em venda de cortina romana para quarto pode se municiar de diversas ferramentas de gestão para obter um destaque em seu segmento.
Saber como obter uma postura assertiva quanto aos desafios do mercado acaba sendo um fator que vai determinar todos os outros aspectos de avanço dentro de um mercado.
Em relação ao marketing, isso se torna ainda mais latente, porque há uma diversidade gigantesca de ferramentas para se aplicar.
Não há espaço para que haja uma implementação que não leva em consideração todos os aspectos integrados da empresa.
Por essa razão, urge a necessidade de uma gestão 360° que consiga adotar ferramentas para levantamento de dados.
Isso, por sua vez, tem a capacidade de dizer quais elementos precisam ser adotados para que uma empresa que trabalha no setor de retificador controlado consiga ter um melhor desempenho.
Portanto, acaba sendo perceptível que há diversas maneiras de agir em um mesmo mercado e, também, diversos segmentos que exigem posturas diferentes.
Nesse caso, o papel de uma gestão responsável acaba sendo preponderante para que se evite alguns erros.
Esse tipo de postura, inclusive, pode trazer alguns benefícios e, nesse sentido, torna-se importante esclarecer estes benefícios:
- Política de dados;
- Reorientação estratégica;
- Política de objetivos;
- Alinhamento profissional.
Esses são alguns elementos essenciais que um bom planejamento pode trazer para uma empresa.
No entanto, é importante detalhá-los um pouco mais para que, assim, seja possível orientar alguns de seus aspectos.
O primeiro fator essencial tem relação com a capacidade desse tipo de modalidade gerar uma série de dados para análise.
Esses levantamentos acabam sendo essenciais para orientar todas as estratégias que irão suceder a sua análise.
Uma empresa que faz impermeabilização muro pode compreender a satisfação de seus clientes através de uma série de posturas.
Isso, em grande medida, acaba municiando a empresa a obter novas perspectivas quanto ao seu serviço prestado.
Se, nesse caso, houver algum equívoco diagnosticado na implementação de alguma estratégia específica, há a possibilidade de orientá-la.
Essa rota recalculada é de grande valia e, via de regra, se bem feita, tem a capacidade de apurar ainda mais uma estratégia que já está gerando bons frutos.
Ter essa capacidade crítica de forma internalizada à empresa é uma forma rara, mas muito importante de agir.
Além disso, uma gestão responsável que se planeja, deixa claro quais são os objetivos a serem atingidos.
Quanto mais preciso eles forem, melhor será a manutenção de prática que os levarão em consideração.
Se não há nada que sinalize uma unidade de objetivos, todas as estratégias podem acabar sendo um pouco enfraquecidas em suas aplicações.
Por fim, ter todos esses elementos claros para a equipe pode garantir uma unidade de ação extremamente importante.
Partir do pressuposto de uma construção conjunto que propicia debates pode ser uma forma de garantir que boas ideias surjam.
Contudo, na hora de agir, é fundamental que se tenha uma unidade, pois, só a partir disso, será possível avançar.
No caso de uma fornecedora de calibrador de pneu automotivo esse exemplo pode ficar claro.
Sendo assim, a equipe que trabalha na produção tem que estar em consonância com a parte de vendas e assim sucessivamente.
O que é marketing?
Após obter a compreensão dos porquês que fundamentam um planejamento dentro do ambiente empresarial, torna-se importante denominar um dos aspectos mais importantes dessa relação: o marketing.
Essa ferramenta, na verdade, tem sido cada vez mais um elemento essencial para uma sustentação sólida dentro de um segmento.
Afinal de contas, ela faz uso de uma série de artifícios para garantir um desempenho mercadológico sustentável.
O marketing é o conjunto de modalidades que visam agir dentro de um mercado específico com uma marca.
Sua tradução para o portugês poderia esclarecer muitos pontos, porém não há uma forma muito precisa de traduzi-lo.
Nesse caso, o que mais se aproxima seria a transformação de mercado em verbo e conjugá-lo no gerúndio.
Sendo assim, o marketing é uma ação contínua em que a empresa está “mercadizando” frente ao seu público.
O 4Ps
Fundamentalmente, o marketing acaba tendo alguns atalhos que podem ajudar na hora de compreendê-lo.
Nesse caso, os 4Ps servem para ilustrar as preocupações mais latentes dessa estratégia empresarial.
Produto
Sendo um dos elementos que fundamentam a razão de ser do marketing, o produto é a solução que a empresa busca apresentar para um cliente.
Isso pode se manifestar como um objeto ou, em outro caso, através de uma perspectiva de serviço.
Preço
Esse elemento pode parecer um pouco óbvio, pois ele representa o valor monetário de um produto em um mercado.
Contudo, planejar o marketing é, também, considerar algumas relações do preço com a aquisição.
Por essa razão, há uma série de itens que reduzem seu preço para conseguir atingir um público maior.
Praça
Já a praça diz respeito a localidade que aquele produto será vendido e como ele encontrará seu público.
No ambiente digital, por exemplo, é possível que uma empresa que fabrica cinta para pote de sorvete utilize alguns marketplaces como sua praça.
Promoção
A promoção no marketing vai muito além do “leve 3 e pague 2”, ela diz respeito à comunicação estabelecida.
Ou seja, tudo que tem relação ao contato mediado do cliente com a empresa reside nesse tópico.
O que é planejamento de marketing?
Se o marketing é um conjunto de ferramentas que tem a visão de agir de uma determinada forma dentro do mercado, o planejamento é uma espécie de mapeamento disso.
Na verdade, toda perspectiva de mercado precisa do planejamento para trazer uma base estratégica sólida.
Nesse caso, contudo, há ainda mais questões envolvidas, pois há uma dinamicidade muito grande nesse meio.
Diariamente, uma quantidade enorme de novas perspectivas vão dominando o mercado e acaba sendo muito complicado acompanhar tudo.
Dentro da perspectiva digital, esse tipo de relação acaba se intensificando ainda mais e, nesse sentido, é preciso agir.
No caso de uma fabricante de produtos para fachada de vidro para varanda, o planejamento de marketing irá nortear quais serão, por exemplo, as ferramentas digitais que tem um caráter mais específico para o seu tipo de público.
Por que planejar?
Como dito anteriormente, o planejamento pode trazer uma série de benefícios para uma empresa. Contudo, é preciso entender o que essa dinâmica aplicada ao marketing tem a oferecer.
Gerenciar ferramentas
Com base na vastidão de ferramentas que se pode adotar, sobretudo no que diz respeito à perspectiva digital, é preciso saber como orientá-las para um objetivo.
Se, por exemplo, uma moveis planejados para loja de roupas estiver buscando se estabelecer a partir de sua marca, algumas implementações podem ser feitas.
Do ponto de vista offline, as revistas especializadas podem ser uma grande pedida. Entretanto, é preciso ir além.
Nesse caso, um conteúdo bem elaborado em um blog pode ajudar a atrair muito leads para um site.
Competitividade
Um dos aspectos mais importantes para qualquer empresa é a garantia de que ela tem a capacidade de concorrer em seus mercados.
Em relação ao ambiente digital, isso acaba se aprofundando ainda mais, pois a concorrência tem se ampliado muito.
Estabelecer um bom planejamento de marketing, portanto, pode ajudar a trazer esses elementos para a empresa.
Como planejar?
Saber como efetuar um bom planejamento de marketing exige alguns passos fundamentais. Por essa razão, é importante apontá-los.
Público-alvo e persona
O elemento central de qualquer comunicação de marketing é o público-alvo. Defini-lo é, portanto, o elemento inicial dessa relação.
Contudo, não basta entender quais são seus aspectos demográficos e sociais, é preciso ir além.
Por essa razão, a definição de uma persona acaba se tornando um aspecto cada vez mais importante.
Essa perspectiva diz respeito a uma série de convergência desses dados colhidos do público em um consumidor ideal.
Ou seja, diante das médias efetuadas por cada dado citado, é possível definir uma personalidade base para a comunicação.
Análise de mercado
Um outro aspecto que deve fundamentar essa relação reside na análise de mercado, porque é nele que se pretende agir.
Saber, por exemplo, quais são os concorrentes e como um público interage dentro dele pode fornecer algumas ferramentas essenciais.
Nesse caso, uma fábrica de barra de led 12v automotiva pode se utilizar de algumas ferramentas para efetuar isso.
O principal recurso, nesse caso, é a análise de SWOT que visa avaliar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma empresa.
Monitoramento
Por fim, garantir que toda a implementação passe por um crivo técnico de análise é um fator essencial.
Adotar algumas técnicas nesse sentido pode ajudar na hora de reorientar algo que não está dando certo.
Afinal de contas, é uma série de perspectivas que acabam fundamentando a ação da empresa e, via de regra, algumas delas podem apresentar problemas em seu curso.
Considerações finais
Uma perspectiva tem rondado o mercado de forma muito intensa desde o inícios das relações comerciais modernas: o marketing.
Entender a importância de seu planejamento pode trazer algumas ferramentas essenciais para qualquer empresa.
Além disso, ter em mente alguns aspectos fundamentais para efetuar o planejamento é determinante para uma realização mercadológica bem estabelecida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.