Todos os dias, surgem uma série de ferramentas que ajudam a nortear algumas novas dinâmicas dentro do ambiente digital. Há, também, velhas conhecidas que adotarem novas posturas que podem contribuir. Esse é o caso do YouTube.
Há uma diversidade imensa de ferramentas que pode contribuir para a aparição de uma marca para o seu público.
Na verdade, uma mudança de paradigma tem fundamentado todas essas relações, uma vez que há uma série de novidades nesse sentido.
O marketing digital tem aparecido como uma alternativa de gerenciamento para todo esse conjunto de ferramentas que têm surgido.
No caso de haver uma necessidade de anunciar uma reforma de piso de madeira por parte de uma empresa, esses recursos podem ajudar.
O uso adequado do marketing digital pode fundamentar uma série de perspectivas muito importantes para a empresa.
Conquistar um mercado a partir disso acaba sendo um dos elementos centrais para todos que buscam se estabelecer no ambiente digital.
Há uma variedade muito grande em relação ao que pode ser feito dentro desse tipo de orientação.
Contratar espaços de mídias através de links patrocinados, como o uso da palavra-chave “manutenção impressora a laser”, pode contribuir para o destaque deste anúncio.
Além disso, existem as mídias sociais como um elemento preponderante da relação das empresas com o público.
Do ponto de vista dos usuários, essa dinâmica também representa uma modificação de paradigmas.
Sendo assim, essas ferramentas acabam atraindo uma possibilidade muito grande de atração e conversão de leads.
Aplicar, portanto, essas dinâmicas de marketing digital pode, via de regra, trazer alguns benefícios muito importantes. Alguns deles são:
- Atração de leads;
- Visibilidades;
- Posicionamento;
- Conversão.
Esses são alguns dos aspectos mais importantes que o marketing digital tem a capacidade de proporcionar. No entanto, é crucial ter em mente alguns desses elementos.
O primeiro ponto se realiza como um dos elementos mais relevantes quando se fala sobre esse assunto.
Essa categoria tem como base os possíveis clientes que entram em uma plataforma empresarial, mas ainda não obteve nenhuma ação de contratação.
Uma gráfica que anuncia um banner personalizado grande pode, em grande medida, trazer alguns leads para sua plataforma.
Isso se dá, sobretudo, por causa da visibilidade que ela passa a sustentar a partir desse tipo de orientação.
Esse, na verdade, é o objetivo de qualquer implementação de marketing e com a perspectiva digital não é diferente.
Além disso, um ponto essencial tem a ver com o posicionamento que uma marca passa a ter a partir de uma implementação bem apurada.
Esse aspecto, fundamentalmente, pode trazer boas impressões a respeito de uma loja de rede para sacada de apartamento.
Por fim, tudo isso tem a capacidade de convergir em um dos elementos centrais quando o assunto é marketing digital: a conversão.
Há, nesse âmbito, o ponto central de qualquer implementação de ferramentas que estão relacionadas a esse ambiente.
Inbound marketing: o essencial
Considerar as perspectivas do marketing digital é, em grande medida, entender como se dá a perspectiva inbound.
Para reconhecer esse ponto, é imprescindível esclarecer o que são os aspectos que formulam o outbound.
Essa perspectiva está relacionada com a comunicação empresarial tradicional. Ou seja, o uso de mídias offline para o impacto.
Também conhecido como marketing de interrupção, essa é uma ferramenta que se apoia em um impacto um pouco mais invasivo.
Já a perspectiva inbound, vai pelo lado oposto, uma vez que ele se apoia em uma atração efetuada na plataforma da empresa.
Diante disso, um conteúdo sobre treinamento introdutório de segurança do trabalho pode trazer alguns leads para a plataforma.
O que é marketing de conteúdo?
Constituir essa atração pode ser um elemento essencial para qualquer marca que esteja procurando se destacar para o seu público.
Por essa razão, o marketing de conteúdo acaba sendo um ponto crucial para a consolidação desse elemento de atratividade.
Afinal de contas, é a partir de boas postagens que o público passará a ter interesse em entrar em uma plataforma.
Seu potencial de atrair e qualificar leads acaba sendo essencial para qualquer manutenção bem executada.
Uma loja de itens para casa que faz um conteúdo em um blog sobre como fazer uma boa limpeza de tapetes orientais, pode se beneficiar muito dessa implementação.
Quais são suas principais ferramentas?
A fim de esclarecer um pouco mais a respeito das potencialidades do marketing de conteúdo, é preciso apresentar algumas de suas ferramentas mais utilizadas.
Blog
Sendo uma das perspectivas mais importantes quando o assunto é posicionamento de marca, o blog é, ainda hoje, a principal ferramenta para grandes textos.
No caso de uma companhia que busca empregar uma conexão informativa com o público, essa estratégia pode ser a mais assertiva.
Rede sociais
Uma outra perspectiva que o conteúdo pode ser empregado reside, justamente, na grande capacidade que as redes sociais têm de aglutinar usuários.
Por isso, apostar nesse fluxo para consolidar alguns vínculos informativos acaba sendo primordial.
Soma-se a isso a grande tendência de viralização e compartilhamento que essas plataformas conseguem ter.
SEO
Essa perspectiva funciona muito mais como uma aliada estratégica do que como uma implementação de conteúdos pura.
Na verdade, o SEO tem a capacidade de orientar os textos de um site, por exemplo, para que eles sejam mais acessados em uma postura orgânica.
YouTube
Sendo uma das principais plataformas de mídia do mundo, o YouTube é uma grande aliada para quem quer se consolidar através desse formato.
Fundamentar um canal bem produzido nesse ambiente pode vir a ser essencial para que essa estratégia se realize.
O que é YouTube?
Como dito anteriormente, essa ferramenta tem uma grande capacidade de aglutinar diversos usuários que estão dispostos a verem vídeos.
Por essa razão, muitas marcas acabam fazendo uso dessa plataforma para conseguir alavancar suas vendas.
Surgido na década retrasada, já fazem alguns anos que esse site reina soberano quando o assunto é vídeo.
Logicamente, nesse período, algumas outras plataformas apareceram com o potencial de fazer frente a ele, mas, na realidade, ainda hoje, ele lidera os acessos de vídeos.
Formatos disponíveis
Saber como utilizá-lo é, via de regra, conhecer alguns dos formatos disponíveis na plataforma para a consolidação estratégica.
Shorts
O YouTube Shorts se tornou uma das categorias de postagens da plataforma para fazer frente às redes de vídeos curtos.
Essa ferramenta tem sido bastante difundida e corresponde, exatamente, a um feed dedicado à produção de vídeos menores.
Anúncios pagos
Esses são os clássicos anúncios que aparecem antes dos vídeos da plataforma que, normalmente, depois de 5 segundos, se o usuário quiser, é possível pular.
Canal de cortes
Essa não é exatamente uma perspectiva de formato que o YouTube proporciona, mas tem sido uma tendência cada vez maior.
Isso se dá principalmente por causa das dinâmicas cada vez mais aceleradas do cotidiano que propicia uma demanda de vídeos mais curtos.
Com isso, os canais passaram a ter o seu conteúdo oficial e, também, o formato de cortes com alguns destaques.
Como criar conteúdo no YouTube?
Nesse caso, o YouTube é uma ferramenta de conteúdo por excelência e, por isso mesmo, precisa ser considerada nesse tipo de estratégia.
Convergem-se, nessa plataforma, a capacidade de estruturar possibilidades atraentes com um formato mais fácil.
Ou seja, o vídeo do YouTube tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas por conta de seu aspecto palatável.
Uma empresa que fabrica piso pvc emborrachado tem a capacidade de fazer uma série de intervenções audiovisuais que podem divertir o cliente enquanto os informa sobre os benefícios do produto.
Dicas essenciais
Aplicá-lo pode parecer simples, mas, certamente, seguir algumas dicas pode ajudar ainda mais nesse tipo de implementação.
1. Frequência
Um dos grandes fatores que são apontados pelos criadores de conteúdos no YouTube tem relação, justamente, com a capacidade do algoritmo reconhecer certos movimentos.
Uma dessas características essenciais acaba residindo na capacidade de manter uma frequência de postagens.
A plataforma, na verdade, beneficia a entrega de canais que encaram esse critério como algo essencial.
2. Curadoria de conteúdo
Executar um bom conteúdo nem sempre pode ser a tarefa mais simples do mundo. Por essa razão, é preciso ter muito cuidado com sua curadoria.
Saber quais são os assuntos do momento e, sobretudo, compreender as dinâmicas do mercado em que se atua é fundamental.
No caso de uma escola infantil tempo integral que se presta a dar dicas pedagógicas no Youtube, é preciso que elas sejam fundamentadas em pontos de interesse, por exemplo.
3. Olho na inovação
Todo mundo sabe que o marketing viral é um dos pontos mais desejáveis, sobretudo quando se trata de YouTube.
Entender como adotar alguns elementos que possam corroborar para que o formato surpreenda o público pode estabelecer algo nesse sentido.
Considerações finais
Com o passar dos anos, diversas novas perspectivas de marketing passam a fazer parte do cotidiano das empresas.
Entender quais são os fundamentos de cada uma pode ajudar na hora de se pensar em uma comunicação assertiva.
Nesse caso, o YouTube aparece como um dos destaques para a produção de conteúdo dentro de uma perspectiva de inbound marketing.
Saber como utilizá-lo é o que pode separar uma geração de leads qualificados de uma plataforma que não possui tais recursos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.