A geração está interessada em ter algum retorno após fazer suas compras ou investir seu dinheiro
Os millennials são a geração que nasceu entre os anos de 1981 e 1995. Eles desbravaram a internet e descobriram as tecnologias rotineiras de hoje, mas não são nativos digitais, como é o caso da geração Z.
Ainda assim, são bastante abertos às novidades e dispostos a experimentar serviços diferenciados que oferecem algum benefício, principalmente se isso envolve economizar nas compras e usar bem o seu dinheiro.
Segundo uma pesquisa feita pela Cuponeria, os millennials compõe mais de 50% dos consumidores de cupons e cashbacks. O levantamento considerou o ano de 2020, auge da pandemia, até novembro de 2021.
Busca por segurança financeira
Marcados por um período de recessões, os millennials buscam segurança financeira e pensam bem antes de escolher onde abrir suas contas ou fazer compras. Querem instituições financeiras que lhes ofereçam mais liberdade, além da possibilidade de fugir de taxas e ter algum ganho.
O cashback, do inglês, “dinheiro de volta” é uma das opções mais buscadas, ainda mais nas compras online. Além disso, eles também estão de olho nos cupons de desconto. Para essa geração, vale mais a pena investir em um serviço que lhes ofereça um contraponto, algum retorno e em produtos realmente indispensáveis.
Mudança nos hábitos de consumo
A pandemia mudou a forma como as pessoas consomem os produtos. As gerações mais antigas tiveram que se adaptar à tecnologia, se arriscando com a internet e aplicativos de celular. Já os millennials e a geração Z se sentiram ainda mais à vontade para comprar online.
De acordo com Nara Iachan, CMO da Cuponeria, “as gerações mais jovens engajaram-se ainda mais nas compras, enquanto as outras gerações foram se habituando a novas formas de consumo, como as plataformas digitais, extensões, aplicativos, entre outros”.
Com essa mudança, os aplicativos de pagamento, dos bancos e até os de compras perceberam a necessidade de chamar a atenção dos clientes. Qual a forma encontrada? O cashback e os cupons. Basta citar a possibilidade de receber de volta parte do dinheiro ou de um desconto que os millennials já estão mais abertos a negociar.
Categorias com mais cupons e cashback
A pesquisa feita pelo Cuponeria ainda mostrou que, só para o e-commerce brasileiro, foram movimentados mais de R$ 10 bilhões em cupons. As categorias com maior volume de compras com cupom e cashback foram celulares, informática, eletrodomésticos e cosméticos.
Quando o foco fica nos millennials, a pesquisa mostra que eles investiram muito, ao menos nos dois anos analisados, em produtos de higiene pessoal. A geração Z, por outro lado, bateu o recorde no consumo de cerveja.
De qualquer forma, os nativos digitais estão bem atrás quando se trata do uso de cupons e cashback. Compõe apenas 13,3% da população brasileira.
A questão é facilmente explicada: millennials buscam por itens essenciais ou de alta durabilidade, por outro lado, os da geração Z se preocupam com descontos quando vão se divertir.
Preferência por bancos digitais
Outra característica identificada pelo estudo envolve a preferência das gerações mais novas pelos bancos digitais em comparação aos tradicionais. Por mais que sejam de fintechs, tanto os millennials quanto a geração Z preferem e se sentem mais acolhidos por estas instituições financeiras.
A Cuponeria acredita que estudar o perfil do consumidor é essencial para o negócio, porque isso ajuda a entender o que o público-alvo deseja. Cada geração consome conteúdo de uma forma diferente e essa questão vai influenciar no seu hábito de compras.
A preferência pelos bancos digitais é facilmente explicada nessa estratégia, assim como o interesse pelos cupons e pelo cashback. Os envolvidos com estes serviços entendem a necessidade dos millennials, o interesse por um retorno após conquistar algo que deseja.