Nos dias de hoje, é impossível falar de marketing sem citar a internet, mas acredite, nem sempre foi assim. É inegável que, desde a criação desta tecnologia em 1969, o mundo nunca mais foi o mesmo, diversas mudanças e evoluções foram se tornando cada vez mais constantes em nosso cotidiano, até é claro, a influência clara dentro do marketing.
Essa parceria fez tanto sucesso, que uma nova área surgiu: o marketing digital. Vale ressaltar que ele esteve presente desde o começo da web, mas assim como a internet, seu auge foi na década de 90, onde as empresas começaram a explorar cada vez mais as capacidades de poder da comunicação pelos canais digitais e as diversas ferramentas para alcançar e conversar com seu público de maneira eficiente.
Desde o surgimento da internet, as pessoas passaram a mudar por completo os seus hábitos de consumo, e agora não compram produtos apenas por serem atraídas pelos rótulos adesivos, e sim pelo conjunto da obra, o poder de pesquisa é muito maior, além é claro, da própria venda que pode ser totalmente digital, isso traz um panorama totalmente novo dentro da empresa.
No texto de hoje, vamos desmembrar com detalhes, todos os pontos no qual a internet tem contribuído para o marketing e como ela tem modificado esse mercado de uma forma única e marcante, bora conferir? Então vamos lá!
Como era o marketing antes da internet?
Para entendermos melhor como a internet tem contribuído e impactado o marketing, é preciso fazer uma pequena viagem no tempo e entender como era essa área antes deste período virtual que vivemos nos dias de hoje, acredite, as coisas eram bem diferentes.
Começamos falando das estratégias que eram traçadas, existiam três mais comuns antes da internet, a primeira era a propaganda em massa, nessa, as empresas investem seus recursos em meios de comunicação extremamente populares como a TV e o rádio, visando alcançar o maior número de pessoas possíveis para mostrar um pouco mais sobre os seus produtos ou serviços.
Essa é uma forma que ainda existe na atualidade, mas feita de maneira muito mais estratégica e pensada do que antigamente, já as outras duas estão praticamente extintas, a primeira é a chamada mala direta, as empresas enviavam uma encomenda para seus leads, com dados coletados nas ruas, e essa encomenda tinha uma carta fazendo a propaganda do seu negócio, mostrando melhor sobre o seu exaustor centrífugo, por exemplo.
Por fim, tínhamos também as ligações telefônicas feitas através das listas telefônicas, por mais que essa ainda seja uma estratégia utilizada, também parou de ser tão impactante e agora é feita com muito mais inteligência e estratégia.
A chegada da web e o comércio eletrônico
Como vimos acima, os canais de comunicação eram extremamente escassos, algumas empresas ainda usavam o marketing escrito em panfletos, banners e jornais, mas tudo era muito vago, o público era muito amplo, a segmentação era equivocada, e as estratégias nem sempre eram funcionais.
Com a chegada da internet na década de 60, e a sua amplificação nos anos 90, todo o marketing mudou por completo. As pessoas começaram a procurar produtos através do Google, sem precisar esperar uma propaganda em um horário específico para obter informações sobre um serviço de calibração de instrumentos.
Tudo ficou mais fácil, com o passar dos anos, até mesmo a compra começou a ser feita pela internet, o que trouxe ainda mais tranquilidade às pessoas, que começaram a realizar todas as suas tarefas online, com isso o marketing precisou se adaptar, essa que é uma área que sempre buscou alcançar sua audiência de forma efetiva, agora tinha a chance de ouro na palma de sua mão.
O caminho até o consumidor
Se antes a abordagem era feita em massa, os anúncios eram genéricos, e a conversa com o consumidor era distante e bem complicada, com a internet tudo mudou, agora o trajeto está muito mais curto e próximo, é possível enviar mensagens, mostrar sobre seu produto e serviço e conversar com quem você quer de maneira muito mais facilitada.
Além disso, não é preciso coletar dados nas ruas, as informações estão disponíveis em um enorme banco de dados, o que permite segmentar melhor o seu público, entender e estudar sobre ele, e saber exatamente, qual a sua abordagem e como fazer para ser cada vez mais eficiente.
O caminho até o consumidor se tornou muito mais simples, repleto de dados e segmentações assertivos, os canais de comunicação são mais amplos, personalizados e variados, tudo é diferente, e o relacionamento entre marca e cliente nunca esteve tão próximo como nos últimos anos.
Diferentes canais e formas de se expressar
Antes o marketing era limitado, existiam barreiras nos canais e na forma de se comunicar com o público, nada funcionava exatamente da forma como você desejava, tudo tinha limites que deveriam ser respeitados, e com a chegada do digital, tudo isso mudou.
Agora existem diferentes canais para você escolher qual o melhor, é possível entender onde sua audiência tá e como falar com ela, e mais do que isso, compreender quem ela é, e a forma de manter contato.
Com a internet, você pode se expressar da forma como achar melhor para o seu negócio,sem depender de limitações de linguagem, o que abre um leque enorme de oportunidades e variedades, trazendo um suspiro a mais como um oxigênio medicinal, para uma área que sempre teve mercado para crescer, mas precisava justamente desse empurrãozinho para alcançar o topo.
O marketing 4.0 e uma nova era digital
Com a internet, foi aberta uma nova era, o chamado marketing 4.0, essa é uma evolução natural de um segmento que já aprendeu e cresceu tanto e continua tendo uma margem enorme para o desenvolvimento, mas mais do que canais de comunicação, a internet colaborou com a mudança nos consumidores e nas empresas.
As relações se tornaram mais pessoais, o processo de compra é algo mais íntimo e por mais digital que estejamos inseridos no momento, tudo agora é muito mais humanizado, então abrace o futuro e aproveite tudo que a tecnologia tem a oferecer ao marketing.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.