Nos dias de hoje, nos acostumamos com a tecnologia cada vez mais presente dentro de nossas vidas e praticamente todo lugar que vamos ou toda ação que realizamos, temos o mundo digital como grande aliado, seja para se comunicar com algum amigo, realizar uma pesquisa sobre as funcionalidades da bomba de vácuo, comprar um produto ou ter mais praticidade em nosso cotidiano.
Por mais que isso seja algo comum na atualidade, foi graças ao grande boom das redes que aconteceu em 1996, que o Brasil com e Embratel, começou a ter mais destaque dentro da web, e desde então, o crescimento tecnológico não parou mais.
Mas, se engana quem pensa que a internet só funciona no nosso cotidiano pessoal, um dos grandes impactados com tudo isso foram justamente as empresas e o mundo corporativo de maneira geral, com o avanço constante da tecnologia, as empresas usufruem não só da internet, mas de um mundo inteiro que ajuda a fazer com que essa área se torne cada vez mais consolidada.
No texto de hoje, iremos mostrar como a tecnologia impacta na evolução de uma empresa, e como o mundo corporativo está cada vez mais dependente de recursos tecnológicos para sobreviver e ganhar espaço dentro do mercado, bora conferir? Então vamos lá!
A tecnologia é o ponto-chave para a evolução nas empresas
Falar sobre tecnologia é praticamente um sinônimo para retratar a evolução, parece que ambos os termos andam lado a lado e são complementares um do outro, desde o final da década de 90, como citamos o chamado “boom da internet” aqui no Brasil, as empresas começaram a se tornar cada vez mais tecnológicas e colocar essa metodologia no centro de todos os seus processos.
Porém em um recorte maior, podemos destacar que desde o final dos anos de 1960, já tínhamos a coleta de dados e a inclusão tecnológica dentro das empresas, auxiliando em quesitos como estoque, finanças e administração, desde então, a evolução se fez cada vez mais constante, e nos dias de hoje contamos com uma vasta gama de opções tecnológicas.
Inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, internet das coisas, big data, softwares, aplicativos, programas, e muitos outros recursos acabam caindo na mão de novos empreendedores, que procuram utilizá-los da melhor forma possível para se adaptar e abraçar essa nova realidade digital.
Essa evolução constante ajudou a criar um novo contexto de um mercado cada vez mais competitivo, fazendo com que a tecnologia não só se tornasse um diferencial ou uma vantagem, mas também algo quase que obrigatório, claro que ainda veremos a bobina de papel ou outros recursos considerados “arcaicos”, mas é impossível não destacar o quanto as empresas mudaram graças a tecnologia.
A automatização dos processos
Sem dúvidas um dos fatores mais impactantes da adoção tecnológica dentro das empresas é relacionado a sua automatização dos processos, como citamos acima, a competitividade aumentou, assim como a cobrança cada vez mais constante dos consumidores, o que faz com que tudo tenha que ser feito de forma mais rápida e assertiva, e é exatamente ai que entra a tecnologia.
Ao utilizar esse recurso, as empresas conseguem evoluir toda a sua linha de produção de maneira gradativa, a tecnologia permite a facilidade, trazendo tomadas de decisões mais assertivas, e faz com que tudo seja realizado de forma mais prática e automática.
Novas áreas acabam surgindo como o comércio eletrônico, o atendimento automático, aplicativos, carteiras eletrônicas, softwares de gerenciamento, e tudo acaba participando de uma grande linha de produção, rodando no automático e funcionando de forma extremamente prática e evolutiva.
O aumento da agilidade e a facilitação na mão de obra
Definitivamente, o crescimento de uma empresa pode estar vinculado a sua velocidade de resposta, em um mundo cada vez mais dinâmico, a necessidade de juntar rapidez com eficiência se tornou algo escancarado, e a união de ambos ocorre justamente graças à tecnologia.
Tarefas manuais que antes ocupavam um grande tempo dos colaboradores agora são automatizadas e feitas de outra maneira, dados ficam disponíveis para serem analisados, e o cotidiano dos funcionários acaba sendo facilitado e muito mais dinâmico como um toldo articulado.
Isso faz com que a produtividade aumente consideravelmente, as tarefas manuais sejam feitas de forma otimizada, e outras atividades ganhem a devida atenção que merecem, o que facilita e muito, praticamente todas as vertentes de uma empresa.
O atendimento e a comunicação cada vez mais digitais
A comunicação também é um fator importante para uma empresa, tanto o seu atendimento externo com a clientela quanto o diálogo entre comunicadores, e é claro que a tecnologia facilita muito esse recurso.
Através dela, é possível coletar dados que entendam o cliente, compreende suas necessidades e forneça a ele, uma experiência única e inesquecível, cada vez mais digitalizada e que foque naquilo que ele realmente preciso, transformando o relacionamento entre a marca e o seu público em algo muito mais íntimo e próximo do que era antes.
A tecnologia em todos os setores de uma empresa e a transformação digital inserida cada vez mais
Nesta altura do texto você já deve ter reparado que a tecnologia está presente em todos os setores de uma empresa, participando ativamente e ajudando tudo, desde a parte financeira, administrativa, estoque, vendas, RH, marketing, enfim, tudo tem pelo menos, uma pitada de tecnologia.
Sendo assim, cabe aos empreendedores abraçarem essa realidade e entender que a tecnologia é como o oxigênio medicinal que mantém os aparelhos empresariais respirando, é ela quem encontra soluções, aumenta a produtividade, melhora o relacionamento e é claro, ajuda na evolução cada vez mais constante dentro de um mundo corporativo cada vez mais competitivo e dinâmico.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.