Você já sentiu dor no maxilar ao mastigar? Essas dores possuem uma razão e ela está ligada ao músculo da ATM.
Esse por sua vez é um músculo responsável pelo movimento do maxilar e que está ligado com diversos outros ligamentos da face.
Sendo assim, é preciso prestar atenção nessa musculatura dada a sua importância, uma vez que problemas na ATM podem causar muitas dores.
Inclusive, isso pode acabar impedindo o paciente de conseguir comer, falar e muitas vezes pode causar outros problemas, como dores de cabeça.
Uma vez que foi possível ter esse cenário em mente, é necessário entender que dores no maxilar e na mandíbula podem indicar problemas sérios na ATM ou até mesmo distúrbios, como o bruxismo.
Portanto, além de buscar um consultório dentista e procurar tratamentos, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre problemas que causam dores na ATM.
Além disso, saiba como evitá-los e tratá-los para que não precise sofrer com as dores provocadas pela inflamação desse músculo tão importante.
Porque não é normal sentir dor no maxilar ao mastigar?
Muitas pessoas mantêm o hábito de normalizar dores e sintomas, questão que não pode jamais acontecer. Isso porque, quando o nosso corpo está em dia e nossa saúde está perfeita, devemos realizar atividades de forma indolor.
Ou seja, quando algo, como comer ou falar causa dor, há apenas uma certeza: alguma coisa não está certa. Essas dores, na verdade, são sinais mandados pelo nosso corpo para o cérebro de que algo não está no lugar e devemos averiguar.
Portanto, não ignore sintomas. Ao invés disso, procure um especialista para se consultar, ou a depender do nível de dores, busque por um dentista 24h.
Pois só um profissional saberá identificar soluções rápidas para o alívio dos sintomas e poderá investigar as causas do problema para então, tratá-los.
Quais as principais causas da dor no maxilar ao mastigar?
Assim como sabemos que as dores nada mais são do que sinais do corpo, é possível entender quais sinais significam determinadas coisas.
Justamente por isso, é importante conhecer os principais sintomas das doenças para saber identificar o que seu corpo está pedindo e então, se direcionar ao profissional adequado para tratar o problema.
Portanto, quando o assunto é dor no maxilar, há algumas doenças e síndromes que normalmente são a causadora desses sintomas e que podem ser identificadas através de uma consulta com um dentista especializado em periodontia.
Desse modo, confira a seguir algumas das principais causas de dores no maxilar, como:
- Bruxismo;
- Mordida cruzada;
- Abcessos dentários;
- Doença periodontal.
Essas são algumas das enfermidades que podem provocar as dores no maxilar. Dessa forma, para saber o que fazer e quais os tratamentos adequados, continue a leitura.
Quais condutas seguir para cada possível causa de dor no maxilar ao mastigar?
Uma vez que seu maxilar apresenta dores, além de buscar um especialista, é possível tomar alguns cuidados no seu dia a dia.
Dessa maneira, poderá lidar com a situação da forma mais indolor e que ainda possa realizar suas atividades habituais e continuar fazendo a manutenção de sua saúde bucal.
- Fale devagar
Falar de forma pausada é um ótimo exercício para a mandíbula, ação que fortalece o músculo da região, principalmente para quem faz uso de aparelho ortodôntico transparente.
- Boceje
Esse ato é muito importante para a oxigenação do corpo, porém, também ajuda muito a exercitar o maxilar.
- Não force o limite de abertura da boca
O ato de abrir a boca exageradamente acaba sobrecarregando a articulação temporomandibular, o que pode ajudar nas dores ou aumentá-las.
Sendo assim, quando tiver a sensação de travamento ou estalos, vá até uma clínica de dentista e solicite a avaliação de um profissional.
Quais são os tratamentos para mordida cruzada ou disfunção na ATM?
O tratamento mais adequado para as dores na mandíbula vai depender da causa dessas dores em si.
Portanto, é necessário solicitar a avaliação de um profissional, uma vez que somente ele poderá indicar o melhor tratamento de acordo com as características do problema originário em sua ATM.
Para além disso, é importante saber que em muitos casos, é necessário o acompanhamento integrado com outros profissionais, como por exemplo no tratamento do bruxismo.
Isso porque, essa síndrome não tem cura e normalmente é desencadeada por problemas psicológicos, como o estresse.
No geral, além do acompanhamento especializado do dentista, pode ser solicitado um monitoramento psicológico para que os gatilhos dessa síndrome sejam controlados e com isso, o paciente consiga uma melhor qualidade de vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.