Branding ou brand management é uma estratégia de gestão de uma marca, que tem por objetivo torná-la mais reconhecida e visível para o público e para o mercado.
Essa estratégia busca a admiração e desejo pelos valores positivos que a marca imprime na mente dos clientes, envolvendo ações como propósito, valores, identidade e posicionamento que a mesma tem no mercado.
Que tipo de sensação foi despertada nos clientes que se interessam pela franquia de alimentação? Como esse tipo de serviço está sendo reconhecido dentro do mercado? Essas sensações foram desenvolvidas baseadas em quais valores?
Resumindo, o branding trabalha com o conceito de que uma marca, para ser construída, precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. São processos que englobam a gestão de marca.
O branding de marca tem como objetivo assegurar que os stakeholders entendam seu posicionamento, aumentando a relevância no mercado e potencializando a visibilidade da empresa, fazendo com que ela tenha uma boa reputação com o público.
Stakeholders são todos os grupos de pessoas ou organizações que possam ter interesse pelas ações de uma empresa.
Eles podem ser internos, como os próprios colaboradores ou externos, como investidores, fornecedores, clientes e comunidade.
Quais os investidores estariam interessados, por meio do branding de marca de uma gráfica de impressão rápida, em apostar recursos financeiros para que a empresa que lida com o serviço fosse melhor visualizada no mercado?
Como fazer branding?
É importante que toda empresa possua diversos canais de comunicação com o público e ela precisa por meio disso atrair clientes.
Em primeiro lugar a empresa deve saber quem ela é e quais são seus valores. A marca precisa ter uma identidade forte e coerente para auxiliar e potencializar a forma como o público a está enxergando.
A estratégia de branding precisa assegurar que a marca será promovida e destacada mais facilmente dentro do mercado.
Para tais efeitos, listamos alguns passos de criação mais eficiente para esse processo em uma empresa de ensaio fotográfico de gestante, tais como:
- Crie uma plataforma de marca;
- Tenha uma identidade forte e coerente;
- Construa uma identidade visual;
- Escolha um slogan adequado;
- Escolha o tom e voz que representem a marca.
A criação de uma plataforma está baseada na formação de componentes únicos que ajudarão os consumidores a se conectarem com determinada marca, comunicando melhor a sua essência.
Por que a marca de Copeira Terceirizada foi criada? Quais eram os objetivos da empresa diante do mercado ao pensarem em uma marca determinada? Qual o propósito?
Entender o mercado e o que os consumidores precisam e querem é fundamental para que a empresa consiga fazer com que a marca esteja presente e seja relevante no cenário.
Ter uma identidade forte e coerente faz com que as empresas sejam reconhecidas por meio de uma cor ou de um ícone. Mais do que criar um nome forte para o processo de congelar gordura com um logotipo criativo é necessário criar algo único.
A identidade visual é também muito relevante no processo de marca, a criação de um logotipo identificador ajuda a dar consistência e para isso as cores, os símbolos e as ilustrações precisam ser bem elaborados.
Quais cores poderão ajudar na comunicação dos atributos da marca? Elas despertam sentimentos nos consumidores. Ao serem escolhidas, as cores precisam ser mantidas e sempre repetidas.
A cor cinza representa a tristeza, segundo pesquisas encontradas na internet. Seria uma boa ideia utilizá-la no logotipo de uma clínica de acupuntura para depressão? Essa escolha iria afastar ou iria aproximar os usuários?
As ilustrações é uma forma de construir a identidade da instituição. Utilizar figuras geométricas, granulações, formas mais arredondadas ou quadradas ou qualquer outro tipo de elemento fará com que a empresa seja reconhecida pelo público.
Assim como o tipo de letra, a tipografia, também deve ser bem planejada, maiúscula ou minúscula, com ou sem negrito? Essas escolhas são importantes para que a mensagem possa ser transmitida de uma forma adequada ao público.
Geralmente as marcas possuem fontes primárias e secundárias. As primárias são utilizadas nos logotipos e as secundárias, as de apoio, são usadas em comunicações postadas em redes sociais e campanhas de marketing.
Utilize esses recursos para as campanhas postadas nas redes sociais quando for expor o serviço informático sobre a primeira habilitação, por exemplo.
Ainda na construção de uma identidade forte e coerente criar um slogan forte aproxima imediatamente o cliente da marca. Os slogans escolhidos objetivam o apoio na comunicação das marcas no momento em que só o logotipo não é suficiente.
Os slogans também são muito utilizados em assinaturas de campanhas. A empresa está engajada em uma campanha para um trânsito mais responsável? Portanto, porque não utilizar o slogan dela para a adição categoria D para motoristas da categoria B?
Dentro do último passo destacado para a criação do branding de marca resta o ponto essencial que é criar uma voz intrinsecamente ligada com os atributos da marca e a base da empresa.
Se o atributo da marca é ser educadora, por exemplo, a voz tem que ser didática e usar um linguajar acessível ao público, por isso, ela não muda. O tom sempre vai mudar dependendo para qual público ele tem que se adaptar.
O importante é que a comunicação seja efetiva e coerente e dê consistência à marca, trazendo resultados extremamente positivos.
Quais os benefícios da marca?
É importante ressaltar que um bom projeto de branding só é alcançado quando todos os envolvidos trabalham de forma integrada em busca dos mesmos objetivos.
É a partir do branding que é criada uma “voz única” dentro da empresa. Veja os benefícios que o branding pode trazer para o negócio.
Torna a empresa mais atrativa
As marcas bem posicionadas no mercado atraem talentos para a equipe, facilitam a relação com os fornecedores, geram engajamento e constroem reputação gerando dessa forma grandes valores.
Diferencia a marca das demais concorrentes
Por meio do branding a marca consegue uma expressão única em todos os ambientes de comunicação pelos quais transita.
Seja qual for o ponto de contato, o consumidor certamente conseguirá compreender os valores que sustentam o produto ou a marca.
Essa compreensão traz a diferença frente aos demais concorrentes, fica a pergunta de como está sendo trabalhado o tom de voz na estratégia de marketing digital adotada pela empresa.
Assegura mais valor ao negócio
As marcas bem construídas transformam a longo prazo os principais ativos da empresa. Tanto as pequenas, médias quanto grandes empresas devem investir em branding. Há espaço para todas elas.
Tende a conquistar clientes mais qualificados
A eficiência no sistema de branding tem resultados diretos nas vendas. Os consumidores tendem a pagar mais por um produto ou serviço cuja marca tenha sido bem trabalhada na identidade visual. No final, a percepção é o que interessa.
Facilita o trabalho da área de marketing
O direcionamento assertivo das marcas os públicos que realmente interessam facilita essa área, desde que as premissas sejam adequadamente definidas.
As empresas que querem se preparar para o sucesso, mesmo em tempos de crise, devem criar e consolidar uma marca forte em cenários instáveis. Nesses momentos a competição fica ainda mais acirrada.
Os consumidores ficam mais seletivos ao experimentarem novos produtos ou serviços. Eles acabam dando preferência a marcas mais conhecidas e confiáveis.
A marca que construir um relacionamento forte com o consumidor irá se perpetuar com ou sem crise.
Importante ressaltar que se não existir uma imagem positiva da empresa e a percepção do cliente for negativa será muito difícil gerar mais vendas.
Considerações finais
Sendo assim, investir em branding é essencial para que se estabeleça um novo posicionamento da marca em momentos como lançamento de produtos, tecnologias ou projetos.
Isso ocorre porque as marcas mais reconhecidas possuem maior potencial para multiplicar negócios com os novos produtos e aumentar o fluxo das vendas.
A aplicação das estratégias de branding criam uma blindagem à empresa contra novos negócios que venham a surgir no mercado. A gestão das marcas ajuda a proteger o espaço da instituição, criando conexões únicas e diferentes com o público.
Dessa forma acaba dificultando a ação de novos concorrentes, além de garantir a posição da marca na mente e no coração do consumidor. Uma gestão focada em branding desenvolve uma marca forte e reconhecida.
É capaz de alavancar os negócios criando práticas e padrões para que os consumidores tenham uma experiência única e inesquecível, despertando sensações importantes para os clientes que sempre serão fiéis à marca tão desejada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.