O live commerce é uma estratégia que une a interação do streaming dentro das lives para aumentar o número de vendas. É como se fosse um comércio ao vivo, onde a loja promove produtos e serviços e conta com os recursos do e-commerce.
Embora o nome dessa estratégia não seja muito conhecido, muitos consumidores já se depararam com essa estratégia na internet. Inclusive, muitos compraram por meio dessa modalidade.
Uma coisa é fato, o mundo está cada vez mais conectado e com isso surgem novas tendências e o live Commerce é uma delas. Vender pela internet é uma prática que se reinventa constantemente e encontra muitas maneiras de atrair o consumidor.
São ações que ajudam a engajar o público, promovem a marca e posicionam os produtos e serviços como algo relevante e necessário para solucionar um problema.
As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos, tornando esse mercado cada vez mais competitivo. Em vista disso, os proprietários de plataformas virtuais ou lojas físicas precisam se reinventar.
Se você é empreendedor e se interessa pelo assunto, não deixe de ler o artigo. Vamos explicar o conceito de live commerce e mostrar as vantagens dessa prática.
O que é Live Commerce?
Live commerce é uma estratégia de venda que utiliza as plataformas de streaming e o comércio eletrônico. Essa prática originou-se na China mas já é conhecida no mundo todo.
Ela traz muitas vantagens e uma delas é a transmissão ao vivo que ajuda a empresa a se aproximar dos consumidores, melhorar seu engajamento e aumentar as conversões.
Uma loja de móvel planejado, por exemplo, convida os vendedores e faz parcerias com influenciadores e blogueiros para criar expectativas em torno dos produtos anunciados.
Também investem em gatilhos mentais, como urgência e escassez, além de gerar um sentimento de autoridade, para gerar conversões. Os vendedores promovem produtos e serviços e geram entretenimento.
Por conta disso, assumem um papel primordial na conversão, instruindo o consumidor em relação à maneira correta e segura de comprar, além de transmitir segurança e confiança.
Na China, existem cerca de 1000 plataformas de streaming voltadas para essa estratégia. Ela surgiu em 2014 e desde 2017 está crescendo muito no mundo todo.
Em 2020, ganhou muito destaque no Brasil, pois diante do cenário, muitas empresas precisaram se reinventar. Muitas marcas se destacaram nessa modalidade, pois durante as transmissões, os influenciadores conversavam e experimentavam os produtos.
Para os espectadores que se interessavam, era possível fazer a compra por meio de uma barra localizada ao lado do vídeo.
As Lives commerce podem oferecer descontos, além de ofertas exclusivas. Para facilitar o processo de compra, as empresas podem disponibilizar um chat.
Vantagens da live commerce
Um fabricante de fralda geriátrica de vestir pode e deve investir nessa estratégia porque os vídeos são formatos de conteúdos que vieram para ficar.
Quando se fala em produção de conteúdo, as companhias podem investir em:
- Textos;
- Imagens;
- Infográficos;
- Áudio.
No entanto, nenhum outro formato se compara a capacidade do vídeo em atrair as pessoas, gerar conversões e aumentar o engajamento. Tanto é que o Instagram anunciou que está mais focado nesse tipo de conteúdo.
Qualquer empresa que queira impulsionar as vendas, precisa usar os vídeos como aliados, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, esse tipo de material influencia 90% da decisão de compra.
As transmissões ao vivo trazem benefícios ainda maiores, e dentre as principais vantagens do live commerce estão:
Praticidade para exibir o produto
As transmissões ao vivo são excelentes oportunidades para mostrar como o produto é usado na prática. Vender pela internet é diferente porque quando o consumidor vai até a loja ele pode ver como a mercadoria funciona.
Por meio de um live commerce, uma empresa de assentamento de pavers consegue levar a mesma experiência para as pessoas e elas conseguem entender um pouco mais sobre o funcionamento e as vantagens da solução.
Possibilita a gamificação
Por meio de uma transmissão ao vivo para vendas, é possível investir em gamificação, de modo a incluir elementos lúdicos no processo.
Danificação é utilizar mecânicas presentes em atividades e jogos que facilitam o aprendizado e a interação. Um exemplo disso são as gincanas, onde a empresa oferece algumas missões para os clientes.
Conforme elas são cumpridas, a marca oferece prêmios e descontos e com isso aumenta o engajamento da live.
Melhora a interação
As transmissões ao vivo melhoram a interação entre o público e a empresa, pois além de demonstrar as funcionalidades da solução, outra função dessa estratégia é influenciar a decisão de compra do consumidor.
Uma clínica especializada em cirurgia olhos estabelece um diálogo direto com as pessoas e chamá-las pelo nome pode aproximá-las ainda mais.
Uma dica interessante é identificar o perfil de consumidor que mais se engaja com a companhia, e existem algumas formas de identificá-lo, como as reações nos stories, quem apareceu na live e assim por diante.
Aumenta o número de leads
O live commerce também é uma excelente estratégia para captar leads. A empresa só precisa solicitar que o usuário forneça informações para acessar a transmissão.
No formulário, solicite alguns pontos de contato, como o e-mail, e envie um material rico.
A partir disso, a companhia deve enviar e-mails para estabelecer um relacionamento com essas pessoas, e é isso que vai conduzi-las durante a jornada de compra e fidelizar os clientes que já compraram com a marca.
Dicas para fazer live commerce
Para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, é necessário colocá-la em prática, e algumas dicas para isso são:
Conhecer o público alvo da marca
Um fabricante de cerca alambrado precisa, primeiro, conhecer seu público, ou seja, pessoas que realmente demonstram interesse por seu produto.
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a participação do e-commerce no varejo brasileiro é muito grande.
Só que para fazer uma boa live commerce, é fundamental conhecer o público para saber se essas pessoas têm o hábito de comprar pela internet. É fundamental conhecer seus hábitos de consumo e o horário em que costuma comprar.
Planejar promoções especiais
Nada atrai mais os consumidores do que promoções, condições especiais e descontos, principalmente para aqueles que estiverem assistindo à transmissão ao vivo e fizerem a compra durante o evento.
Para incentivar o consumo, é muito importante trabalhar os gatilhos mentais, principalmente os de urgência e escassez. São ações que fazem sentido e geram impactos positivos na taxa de conversão.
Trabalhar a estrutura da live
Na hora de fazer sua live, uma empresa especializada em Janela de Alumínio para Sala deve construir um bom cenário, garantir uma boa imagem, iluminação adequada e som de qualidade.
O ideal é contar com um profissional que entende do assunto ou até mesmo com uma equipe responsável pela organização da estrutura.
A companhia deve fazer uma lista de todos esses itens e outros aspectos importantes, antes de transmitir a live. Também não se esqueça de se certificar em relação à capacidade do site.
Algumas plataformas, ao receberem uma grande quantidade de acessos, acabam saindo do ar, o que pode deixar os consumidores frustrados.
Fazer parcerias
A live commerce não deixa de ser uma forma de entretenimento, por isso, o apresentador precisa ter carisma e apresentar um conteúdo relevante.
Nesse sentido, uma empresa de alongamento de cabelo de tela pode fazer parcerias com influenciadores que possuem o mesmo tipo de público alvo.
Não é necessário fazer parcerias com um digital influencer que possui milhões de seguidores, na verdade, principalmente para os pequenos negócios, vale muito a pena fazer parcerias com micro influenciadores, com cerca de 10 mil seguidores.
Montar um bom roteiro
Mesmo que a transmissão seja ao vivo, é fundamental que ela siga um roteiro para que seja organizada e fácil de compreender pelo público.
Esse roteiro deve incluir os produtos que serão mostrados, suas principais características e quando o apresentador vai interagir com o público.
Tudo isso traz mais segurança, tranquilidade e organização, além de evitar uma série de imprevistos.
Humanizar a marca
Quando um fabricante de máquina bordadeira profissional barudan cria uma live commerce, sua intenção é humanizar a marca e aproximar a loja virtual dos consumidores.
Em vista disso, procure explorar todos os recursos visuais e mostrar detalhes dos produtos e do modo como ele deve ser usado.
Isso encanta o consumidor e faz com que ele se sinta como se estivesse no lugar do apresentador e que a solução realmente vale a pena para suas necessidades.
Considerações finais
Sendo assim, o Live Commerce é uma excelente estratégia para empresas que querem interagir com o público, estimular o engajamento e aumentar as vendas.
É uma prática que traz muitos benefícios, e como podemos ver ao longo do conteúdo, é muito simples e fácil de ser executada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.