O marketing digital apresenta uma variedade de opções de estratégias para ter um melhor alcance. O Marketing de Conteúdo, por exemplo, é caracterizado pelo uso de materiais informativos para apresentar produtos e serviços.
As diferenças que acompanham o marketing digital podem ser resumidas pelas características da Internet, o meio em que ele ocorre, e as percepções sobre mudanças de hábitos de consumo.
Redes sociais, plataformas de vídeo e mecanismos de busca fazem da Internet a ferramenta de comunicação mais abrangente, e mensurável, em vários aspectos.
Praticamente não há limite para a quantidade de informações que um usuário pode acessar.
O marketing de conteúdo surgiu como a estratégia perfeita para aproveitar os anseios de conhecimento dos internautas e esse potencial de comunicação das mídias online.
Definição, estratégias e benefícios do marketing digital serão detalhados a seguir, acompanhe.
O que é Marketing de Conteúdo?
Imagine que uma empresa tenha desenvolvido um novo aparelho de endoscopia.
Neste contexto, os gestores têm a ideia de abrir um blog para fornecer informações introdutórias sobre as funcionalidades dessa máquina e de outros aparelhos que comercializam.
Este é um exemplo clássico de como o marketing de conteúdo funciona. A ideia central é fornecer material educativo e relevante para atrair leads e, posteriormente, transformá-los em clientes.
No entanto, é preciso ter atenção a um aspecto crucial do meio digital. Isso porque, o grande número de estímulos simultâneos proporcionados pela internet (apesar de ser uma oportunidade) pode dificultar a retenção dos usuários por tempo suficiente.
Por isso, é preciso investir em estratégias que chamem a atenção desses usuários e os entretenha, de certa forma.
O marketing de conteúdo, justamente, é uma ferramenta muito boa para conquistá-los e construir uma imagem positiva para produtos e serviços de todo tipo, possibilitando um relacionamento de mais longo prazo.
Quais são as estratégias do Marketing de Conteúdo?
As marcas precisam saber lucrar e como investir atenção, estratégias e financeiramente para ter sucesso no marketing digital. Para isso, agregar valor à vida das pessoas que acompanham a empresa é essencial.
Em outras palavras, não é possível contar apenas com a publicidade impessoal para divulgar itens e serviços, é preciso informar e cativar.
Felizmente, a riqueza de ferramentas e recursos disponíveis na internet pode ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo diariamente.
- Trabalhe nas redes sociais
O conteúdo da empresa deve ser visto. Isso pode ser feito usando uma rede social para divulgar os materiais do blog, ou mesmo para criar novos conteúdos relevantes.
Em ambos os casos, o comprometimento, número de seguidores e até a interação dos usuários com o perfil influenciam diretamente na relevância dele na internet.
Assim, nos caso da empresa oferecer serviço de despachante online, é importante adotar um cronograma para explicar sobre o processo, trazer dicas sobre a regularização de veículos e até mesmo mostrar um pouco da rotina no escritório, por exemplo, convidando os seguidores a interagirem.
As redes sociais devem ser utilizadas como complemento aos sites e blogs da sua empresa.
Desta forma, a base de seguidores é continuamente nutrida com materiais de alta qualidade e a marca fica mais firmemente consolidada em suas mentes.
- Conheça as regras de SEO
A ordem dos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de pesquisa é definida por algoritmos baseados nas regras de SEO.
Essas são as regras para criar e editar conteúdo digital mais atraente para seus leitores e bem segmentados dentro do ramo de atuação, independentemente de qual ele seja.
Desde o uso de palavras-chave em títulos e postagens até a estruturação de texto em subtítulos hierarquizados, o SEO abrange várias áreas de produção de conteúdo e otimiza a leitura de algoritmos e dos internautas.
Assim, no caso de uma loja de materiais para construção, é importante usar termos que se relacionem a essa área de atuação e identificar produtos e perguntas mais comuns, direcionando o uso das palavras-chave.
No caso deste exemplo, é possível que a loja crie um conteúdo sobre estruturas necessárias em uma residência, destacando portas, janelas e esquadrias, o que segmentará o texto em construção e as palavras-chave podem se direcionar exatamente para esses produtos.
No entanto, para que os mecanismos de busca tenham um conteúdo devidamente otimizado, é importante que a equipe de marketing da loja de esquadria de alumínio sob medida, ainda conforme o exemplo, tenha um bom conhecimento do assunto.
- Tenha um blog profissional
Os blogs são um ótimo canal para aumentar a audiência, construir novos relacionamentos com o consumidor e direcionar tráfego qualificado para seu site.
Para isso, é importante criar um plano de conteúdo relevante para seu público e sua área de negócios.
Concentre-se nas questões, interesses e necessidades mais importantes de seus clientes potenciais e mantenha a frequência de publicação.
Por exemplo, no caso de limpeza química, o blog pode conter informações especializadas sobre tecnologias desse tipo.
Assim, os fabricantes agregam valor ao público ao mesmo tempo em que posicionam a marca como uma autoridade do setor.
Além disso, não se esqueça de usar boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) abordadas no tópico anterior para otimizar seu blog e incluir as palavras-chave mais buscadas por seus usuários em seu conteúdo.
- Crie um FAQ
No que diz respeito à experiência do consumidor, a página de perguntas frequentes (no inglês, FAQ), é uma parte do site que visa trazer esclarecimentos sobre as dúvidas mais frequentes dos usuários, sendo um conteúdo muito importante para o e-commerce.
Para criar a página, colete as principais dúvidas recebidas no canal de atendimento e poste suas respostas nesta página, ou mesmo verifique processos que precisam estar claros para os consumidores, como é o caso de lojas que trabalham com valor de compra mínimo.
Além disso, você pode esclarecer dúvidas sobre:
- Entrega;
- Formas de pagamento;
- Política de trocas;
- Devoluções.
As respostas devem ser objetivas e informativas e podem ser complementadas com fotos e vídeos.
Este é um conteúdo muito relevante para as pessoas que desejam fazer pedidos em academia de natação, roupas, acessórios, e diversos outros materiais e serviços.
Por isso, a FAQ também pode incluir medidas dos produtos e especificidades dos materiais, podendo ser uma base para as decisões de compra.
- Colabore com influencers
Trabalhar com influenciadores digitais para criar e distribuir conteúdo pode ser uma ótima estratégia para o e-commerce.
Uma maneira fácil de fazer isso é enviar o produto da loja para influenciadores promovê-lo nas redes sociais e mostrar como usar o item no dia a dia.
Tenha em mente que o conteúdo precisa agregar valor ao espectador sem ser forçado ou excessivamente comercializado.
Também é importante encontrar influenciadores que conversem com seu público, se conectem com os valores da sua marca e colaborem para criar um comportamento criativo e eficiente, realizando uma parceria valiosa para ambos.
Por que fazer Marketing de Conteúdo?
Estratégias de marketing de conteúdo para alcançar mais clientes estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas.
Criar materiais como artigos de blogs, vídeos e e-books são dicas básicas para quem deseja aumentar as vendas letreiro em acm pela web, por exemplo, assim como de diversos outros produtos.
Conheça as vantagens de aderir ao marketing de conteúdo nos tópicos a seguir.
Aparecer no Google
O marketing de conteúdo torna mais conveniente encontrar marcas na web. Para fazer isso, você pode usar uma estratégia de blog focada na tecnologia de SEO.
Nesse caso, os internautas podem pesquisar seu tópico ou nicho no Google e encontrar exatamente a marca.
Para tanto, é necessário se inteirar a respeito do uso de palavras-chaves, meta descrições, textos alternativos em imagens e outras técnicas de SEO.
Aumentar a lista de leads
A lista de leads é a base pela qual uma marca começa um funil de vendas para e-mail marketing.
A melhor maneira de atrair leads é usar recompensas digitais em sua estratégia de conteúdo.
Para isso, você precisa disponibilizar gratuitamente conteúdos exclusivos ou ferramentas em troca da cessão de dados de contato.
Maximiza o Lifetime Value (LTV)
Você já se perguntou quanto seus clientes gastam em média pelo seu serviço e por quanto tempo permanecem seus clientes? Esse valor valor encontrado nessa métrica é o Lifetime Value (LTV).
Assim, de forma prática, o LTV avalia qual o valor despendido pelo consumidor ao longo do relacionamento com a marca ou durante determinado período, e pode ser usado para comparar com o gasto de captação e retenção, avaliando potenciais margens de lucro.
Como acontece com qualquer empresário, você precisa saber que é mais barato vender para clientes mais antigos do que conseguir novos. É aqui que as estratégias de marketing de conteúdo são úteis.
Investir em promoções de pós-venda (condições exclusivas, newsletters especiais, novos serviços/lançamentos de novos produtos) para clientes mais antigos é uma excelente forma de construir relacionamentos e, com isso, ganhar mais dinheiro.
Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)
CAC é um acrônimo para “Customer Acquisition Cost” e é um dos indicadores mais importantes de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.
Este é um indicador que mostra o quanto você está investindo em marketing e vendas para atrair novos clientes.
O objetivo de todas as empresas, seja ela uma fornecedora de guilhotina industrial ou uma vendedora de periféricos para celular no varejo, é garantir lucros. Portanto, reduzir o custo inicial é muito interessante para atingir esse objetivo.
O marketing de conteúdo reduz o CAC porque acaba sanando dúvidas antes mesmo que os clientes façam uma compra e o qualifica para o processo efetivo de vendas, além de ser uma estratégia que, quando bem feita, gera clientes mesmo no longo prazo, não demandando novos investimentos.
Materiais segmentados fornecem informações que economizam tempo da equipe de vendas. Além disso, fornece reforço valioso como material de suporte para eles.
Portanto, treine sua equipe para alavancar a conversão dos leads e construir autoridade no mercado.
Porque, quando sua equipe conhece os materiais que estão sendo produzidos, eles sabem o que seus clientes precisam no momento certo.
Aumenta o engajamento
Todo mundo gosta de construir relacionamentos. Os seres humanos são seres com muito apreço pela interação e socialização.
Dito isso, é importante saber que seu público reagirá muito bem quando a marca estiver disposta a se conectar com ele e realmente entender suas necessidades.
À medida que você cria conteúdo cada vez mais adaptado às necessidades e desejos de seus espectadores, você estará cada vez mais envolvido com essas pessoas.
Isso cria espaço para as pessoas gostarem do seu conteúdo, e aqueles que gostam do que você oferece espalham a palavra sobre ele.
Esse comportamento pode ser observado no marketing de relacionamento em grandes corporações ao redor do mundo, ou até mesmo nos comentários positivos sobre um tutorial de assinatura digital como fazer.
Assim, além de prestar um conteúdo de qualidade, considere o engajamento e interação de valor que são proporcionados pelas redes sociais e utilize esse espaço para responder clientes sobre o produto, convidar a interagirem em postagens, compartilhar fotos com o produto e até pedir a opinião sobre assuntos gerais.
Com isso os clientes se sentirão parte do negócio e o alcance será ampliado.
Considerações finais
A importância do marketing de conteúdo nos negócios em crescimento na era digital não pode ser menosprezada.
Ela é uma das estratégias mais baratas e efetivas de que se tem notícia. Os formatos e dicas mencionadas provam exatamente isso.
Aproveite a multiplicidade da internet e construa uma imagem consistente a partir da divulgação de conteúdo segmentado, especializado e de qualidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.